domingo, 20 de março de 2011

Nos próximos capítulos...

Nos próximo post do Marketing@palce proponho-me a falar de product placement, marketing de guerrilha, warfare marketing e punk marketing.A luta continua, até lá...

terça-feira, 15 de março de 2011

O Meu Mood Board

Bem, este é o meu "quadro de humor". Penso que é bastante óbvia a mensagem que se pretende transmitir, neste momento encontro-me muito cansado, de tal forma que: "everything's a copy of a copy of a copy", quando se tem insónias, todo o tipo de situações da nossa vida quotidiana nos ocorre, todas são válidas para não pregar olho, nenhuma nos consegue "embalar". Pensa-se na música que se ouviu de manhã, no que se tem de fazer amanhã, e ainda há tempo para se pensar onde se gostava de estar, para pensar no futuro e planear.

Exemplo de Mood Board

Ora! Aqui temos então, um exemplo de um mood board.

O autor pretendia claramente (ou talvez não) orientar a percepção do observador para a tranquilidade como estado de espírito dominante. Podemos verificar que o quadro se encontra dividido horizontalmente, a parte de cima é composta por elementos da natureza. Sendo esta talvez o expoente máximo da harmonia, da perfeição e do equilíbrio. Encontramos na parte inferior várias obras e prácticas do homem, todas pautadas pela presença de figuras geométricas perfeitas. O que me leva a crer que o autor deste mood board é um arquitecto (de interiores ou não) em busca do equilíbrio perfeito entre homem e natureza, para a formação de um conceito de resort de luxo.

Mood Board

Como combinado é altura de dizer algo de interessante. Aproveito então para falar do Mood Board!

Segundo Guy Julier, o Mood Board é usado num sem número de formas de design, desde a construção do ambiente do ponto de venda de um distribuidor. Até à distinção de compartimentos separados de um espaço de exibição, ou em conjunto com um storyboard para uma apresentação em multimédia.

Pode ( e deve!) servir como intermediário entre o cliente e o designer, da mesma forma que uma maquete de um projecto arquitectónico pretende demonstrar por elementos tangíveis, o que poderá ser a futura construção, que elementos visuais deverão constar no "projecto", e como estes irão confluir para a criação de um conceito único.

Definição de Mood Board aplicado ao design de interiores:

Um Mood board "encapsula" ideias para construir um esquema de decoração, que inclui as cores, as texturas, os padrões e os tecidos escolhidos, estes serão talvez os conteúdos mood board.

"O Mood Board é uma maneira de reunir informações de diferentes elementos de materiais de decoração, de forma a que se possa ver e tocar, tentando misturá-los na busca de um "esquema perfeito".

Este conceito vem resolver um possível problema de comunicação entre designers, ou mesmo de visualização de conceito, pois: "tentar explicar verbalmente, ou tentar imaginar a forma como as cores e as texturas se podem combinar é quase impossível."

Mood Board aplicado à Moda

No âmbito do design de moda, o mood board é em tudo semelhante ao mood board aplicado em design de interiores. O processo inicial contempla a recolha de imagens de diversas fontes como, jornais, revistas, postais, flyers, etc... Uma vez recolhidas as imagens será necessário fazer uma triagem das mesmas, para estabelecer um estado de espirito (Mood). Uma vez recolhidas todas as imagens, será então possivel partir para a apresentação de uma afirmação mais formal do conceito e das intenções, através de imagens e recortes cuidadosamente arranjados.

Conceito de Mood Board aplicado ao Branding (Sonic Mood Board)

Em publicidade o conceito poderá ser aplicado com auxilio visual de um brief, na forma de um sonic mood board, para o qual, segundo os autores Daniel Jackson e Paul Fuelberg,  existem dois conceitos:

1º Big idea or belief mood Board

Como qualquer outro Mood Board, este é uma colecção de materiais de referência que aborda o credo principal da marca ou a ideia da marca das mais diversas formas.

2º Living or Video Mood Board

Neste conceito de mood board são misturados diversos conteúdos, como materiais de filmes, musica e efeitos sonoros, conferindo assim,  um carácter mais dinâmico ao mood board.
De acordo com os autores, este tipo de mood board, aplicado ao sonic branding é extremamente distractivo, especialmente quando são utilizados maioritariamente elementos não visuais como a rádio.

Resumo

Se tomarmos o mood board como um jogo, independentemente de como o vamos  usar e para quê, o objectivo do jogo será coleccionar o maior número de objectos, fotografias, desenhos, latas de refrigerantes, garrafas de cerveja, maços de tabaco, peças de decoração, rolos de papel higiénico etc... Para inspirar ideias dentro do mesmo "feel" ou "mood".

Vantagens na utilização do Mood board

- Põe os criativos "todos na mesma página".
-Atribui desde logo um conceito para o trabalho criativo.
-Permite e estimula a discussão de ideias entre criativos.

Desvantagens na utilização do Mood Board

- Tipos de mood board como Living mood board poderão ser demasiado "ruidosos" e distractivos.
- Poderá ser um entrave ao pensamento lateral, uma vez que estabelece desde logo o "Humor" do trabalho.

Bibliografia

Gamestormig: A playbook for innovators, rulebreakers and changemakers; Gary,Dave;Brown,Sunni; Macanufo,James; O' Reily Media,Inc 2010

The Culture of design; Julier,Guy; Sage 2008

Sonic Branding; an introduction; Jackson M, Daniel, Fulberg,Paul; Palgrave Mcmillan, 2003

Fashion design, Sue Jenkyn Jones, Laurence king Publishing, 2005

The essencial guide to decorating; Vinny Lee Murdoch Books, 2002