Marketing Digital

O que é marketing digital? Talvez esta seja uma das perguntas mais comuns, por quem só agora começou a debruçar-se pelo mundo do marketing. embora não saiba definir com exactidão, o que é, procurarei nesta página, fazer uma pequena introdução ao marketing digital.

“A revolução digital veio o modificar a maneira como pensamos o marketing. O que significa o “pricing” num mundo onde os consumidores fazem os seus próprios preços, ou onde compradores e vendedores licitam de forma independente em leilões? As marcas tornaram-se mais, ou menos poderosas, numa era onde os clientes cada vez mais ganham acesso a informação competitiva e em tempo real? Qual é a nova definição de pesquisa de mercado e como é que esta é levada a cabo, agora que as empresas podem seguir cada click no processo de decisão de um cliente?” Porque é que cada vez mais profissionais e estudantes das disciplinas de marketing procuram cursos de marketing digital? Wind,Wind,Lahajan (3:2001) São a todas estas e a outras perguntas que procurarei responder neste capitulo de marketing digital .

“A era digital veio abrir novos canais para a venda de produtos. Providencia ao consumidor uma quantidade e qualidade de informação, fácil e acessível, de uma forma anteriormente inimaginável. Os consumidores de hoje podem escolher um produto com base em qualquer tipo de atributo: preço, valor nutricional, funcionalidade, ou uma combinação de atributos como preço/qualidade. Os consumidores podem utilizar o meio digital para obter mais informações sobre aquilo que pretendem comprar, ou podem rever-se na experiencia de outros. A tecnologia digital colocou o consumidor no comando, criando uma mudança na dinâmica do marketing.” Wind,Wind,Lahajan. (3:2001)

Em baixo podemos ver o que mudou com a entrada do marketing no mundo digital, e quais as novas “regras” que as empresas devem seguir, se quiserem manter-se relevantes para o consumidor digital.

A nova realidade do mundo digital:
  • O consumidor digital
  • O mundo digital para B2B
  • Marketing num mundo complexo, dinâmico, e caótico
  • Novos modelos de negócio no mundo digital

As novas regras:

  • Ter como target segmentos de uma pessoa e criar comunidades virtuais
  • O design tem de ir ao encontro do posicionamento feito (ou inspirado) pelo consumidor.
  • Expandir o papel do branding para um portfolio global
  •  Dar aos consumidores o papel de colaboradores através da “costumização”
  •  Utilizar “pricing” criativo. Vivemos no mundo da priceleine.com, da Groupon e etc..
  • Criar uma distribuição do tipo – em qualquer altura em qualquer lugar – integrada com as cadeias de fornecimento
  • Redesenhar a publicidade como algo interactivo e como marketing integrado. A publicidade deve comunicar, ensinar e entreter.
  • Reinventar o marketing research como forma de disseminação e criação de conhecimento
  • Utilizar experimentação adaptável
  • Redesenhar o processo de estratégia e a arquitectura organizacional que o suporta.

Bibliografia:
Wind, Wind, Lahajan: Digital Marketing: Global strategies from the world’s leading experts, John Wiley and Sons, 2001  

1 comentário:

Pedro Arnaut disse...

Vou estar atento, Miguel.