Desde que a internet se tornou de uso
generalizado em quase todo o mundo, que a indústria da publicidade tem tentado
inventar novas maneiras de promover as marcas online. Contudo, embora o
marketing digital tenha feito muito buzz, às vezes parece que há muita parra e
pouca uva. Quer isto dizer que falam, falam, falam, falam pá, mas na net eu não
os vejo a fazer nada!
Vamos analisar aqui no @Place alguns
dos casos, onde sim, foi feita alguma coisa. E muito bem-feita por sinal. Mas
primeiro vamos ter de caracterizar os diferentes tipos de publicidade online
que podemos ter.
Portais
“Nos
primeiros tempos da internet, a maioria dos internautas utilizavam os chamados
portais online para encontrar aquilo que procuravam. Estes websites continham
links directos para os sites mais utilizados. O aumento dos websites levou,
naturalmente, ao aumento dos motores de busca e dos directórios online. Nestes
tempos havia uma diferença clara entre os directórios e os motores de busca.
Directórios como o Yahoo!
Criavam uma lista dos sites mais importantes dentro das mais diversas
categorias, estes sites eram escolhidos por pessoas e não por “bots”.
Motores
de busca como o AltaVista
vasculhavam toda a internet indexando cada página. Com o passar do tempo esta
distinção deixou de ser tão clara, passando os directórios a incluir também
motores de busca.
Ainda
que os portais continuem a ter um grande alcance, a maior parte dos
utilizadores, utiliza o site para ir para outros sites, tornando o tráfico
destes sites algo fugaz e sem nenhum target definido. Normalmente este
targeting ocorre através de uma segmentação geográfica.” Um exemplo clássico deste tipo de
portais segmentados será o SAPO (servidor de apontadores portugueses online), atualmente
o motor de busca do SAPO não se limita a indexar sites unicamente portugueses,
mas também sites escritos em língua portuguesa, incluindo também resultados de
páginas em outras línguas. Embora a Grande vantagem concorrencial que o SAPO
oferece sejam os resultados de pesquisa em português (que usa os algoritmos do Google).
“A
pesquisa é a aplicação que mais pessoas usam na internet. (seguida de muito
perto pelas redes sociais.) tendo-se tornado a maior rampa de lançamento para a
internet, os motores de busca são responsáveis pelo aumento do E-Commerce, pois
90% dos utilizadores da internet utilizaram os motores de busca para encontrar
aquilo que procuravam.”
As
diferentes opções de publicidade online
A evolução da internet veio
disponibilizar novas opções de publicidade. Quando as pessoas utilizavam
essencialmente os sites de portais, a publicidade por Banners dominava a
internet. Hoje em dia as pessoas querem visitar sites feitos para determinados
nichos de mercado e para isso usam os motores de busca. Como tal, existem hoje
novas opções que os marketers devem ter em conta, no que toca à forma de fazer
publicidade na internet.
- Pop-ups
- Advergames
- Display ads
- Pesquisa – SEO e SEM
- Programas de Afiliação
- Patrocínios e espaços negociados
Pop-ups
O pop-up é talvez o método de
publicidade mais intrusivo de todos. As hipóteses de alguém que utiliza a
internet nunca ter visto um Pop-up são extremamente reduzidas, todos estamos
familiarizados com o anúncio não solicitado que ocupa a janela do nosso
browser, e que muitas vezes, quando a tentamos fechar, faz com que tenhamos que
ver outra janela de pop-up. Tudo isto se deve ao Java-script, uma linguagem de
computorização desenhada para aumentar o número de páginas web.
Advergames
Há já algum tempo que algumas marcas
perceberam o potencial dos jogos para promover uma marca. As formas de promoção
de marcas e dos seu produtos nos jogos tendem a seguir dois modelos: Product Placement dentro de um jogo. Onde são exibidos
os produtos da marca e/ou o herói do jogo utiliza produtos da marca. Lembro-me
de três exemplos onde isso acontece, um é no jogo Gran turismo, onde são
exibidos os carros de cada marca de automóvel, o jogo Pro-evolution soccer,
onde são exibidas várias marcas ligadas ao futebol. E o jogo Devil May Cry 2,
onde o herói utiliza roupas da marca Diesel.
Hoje em dia já é possível jogar todos
estes jogos online. Existindo diversas actualizações dos jogos que consistem
apenas na inclusão de mais items nos jogos, items estes pertencentes a marcas. (É
o caso de jogos como o Pro Evolution Soccer).
A outra forma de fazer valer os
valores de uma marca e promover os seus produtos online, é através de
advergames. Estes são jogos destinados a promover, única e exclusivamente a
marca e os seus produtos. Estes jogos são criados pelas marcas e a acção do
jogo centra-se na identidade visual destas.
Os advergames são normalmente
oferecidos ao consumidor. Tal como product placements muito bem integrados, os
advergames tem o poder de entreter o consumidor de forma interactiva e muitas
vezes informativa. Este formato oferece ás marcas um maior controle sobre o
contexto onde a sua marca é experienciada pelos consumidores.
Display
ads
Até à data de hoje muitas pessoas
consideram que o sistema de display ads é a única forma de publicidade na
intenet. E de fato, até 1996 os display ads, na sua grande maioria feitos
através de banners e buttons eram mesmo a única alternativa
para quem queria anunciar na internet.
Os display ads são ainda um dos
formatos vigentes da publicidade online, e é bem provável que mantenham esse
estatuto durante mais alguns anos.
Com a transformação da internet, de
algo obscuro, que só os informáticos e outros “geeks” utilizavam, para algo de
uso corriqueiro que até o Zé da tasca consegue utilizar. Também este tipo de
anúncios sofreu uma transformação estando hoje cada vez mais “standartizados”.
Com os banners, buttons e banners verticais (arranha-céus/skyscrapers) o site – internet advertising board – ilustra os principais tipos de
formato de dysplay ads. Estas indicações fornecidas pelo IAB são normalmente
seguidas pela maioria dos anunciantes.
Hoje em dia muitos dos anunciantes
online fazem recurso ao chamado Ad
Serving. O Ad serving é o processo pelo qual os anúncios são postos online.
Este serviço vem ajudar os “donos” de uma página web a lidar com os problemas
relacionados com a publicidade nas suas páginas.
A explicação pormenorizada de SEO e a
diferença entre SEO e SEM sairá daqui a duas semanas. Neste post vou-me limitar a
explicar como funciona a publicidade nos motores de busca, assim como os
diferentes métodos pagamento da publicidade na internet (algumas das formas de
SEM, portanto.)
Publicidade
Pay-Per-Click (PPC) –
através deste método o proprietário de um negócio com presença online, paga uma
quantia em dinheiro cada vez que alguém clica num anúncio na página de um
resultado da pesquisa de um motor de busca, e/ou na própria homepage do motor
de busca/portal, sendo o internauta levado para a página do anunciante após o
clique no anúncio.
Pay-
Per-Click Search Engine (PPCSE) –
Um motor de busca que oferece serviços de publicidade pay-per-click.
Cost-Per-Click
(CPM) – o valor em dinheiro que um anunciante paga, por cada click no seu
anúncio.
Este Blog funciona com sistema e afiliação
Adsense do Google para blogs, que por sua vez funciona em CPM. O Adsense
pesquisa o conteúdo dos Blogs por palavras-chave, para que os anúncios
presentes no Blog estejam em consonância com o público-alvo do Blog. Se
repararem bem, todos os anúncios presentes neste blog relacionam-se de alguma
forma com o conteúdo postado nas mensagens ou nos tópicos das páginas.
Cost-Per-Action
(CPA) – neste modelo
de publicidade online o anunciante paga por uma ação especifica, uma compra,
uma subscrição, etc…O que quer dizer, que neste modelo um anunciante só pagará
aos meios de publicidade – blogs, páginas web, portais, e por ai fora – caso
estes tragam algum tipo de retorno.
Paid
Inclusion – é uma
técnica de vendas que neste momento está a ser revista. Através deste processo
um anunciante paga uma quantia em dinheiro a um motor de busca. Ainda que
muitos motores de busca não garantam que o ranking da página esteja entre os
lugares cimeiros. Muitos motores de busca pararam de utilizar este método ou
estão neste momento a considerar pará-lo.
Licitação
Mínima – A quantia
mínima estabelecida por um motor de busca que funciona com pay per click, para
uma determinada palavra-chave, conjuntos de palavras-chave, ou o conjunto total
de licitação mínima para qualquer palavra-chave.
Licitação Automática
– A licitação por uma palavra-chave aumenta automaticamente um cêntimo, caso o
seu concorrente mais directo mude a sua licitação. Ainda que se estabeleça uma
licitação básica, é possível que se paga menos caso a licitação automática
resulte em seu favor.
A minha opinião o sistema de CPA é, em
certa medida, injusto para os bloggers e webmasters. Isto na prática significa
que o anunciante não paga a visibilidade do seu anúncio. Nos meios de
publicidade tradicionais um anunciante tem de pagar pelo espaço ocupado. Na
internet contudo, um anunciante tem, na maior parte das vezes, um anuncio
direccionado ao seu público-alvo e só irá pagar caso exista uma compra. Não
seria interessante se anunciante só pagasse por um outdoor, ou um mupi caso
estes levassem à compra?
Talvez esta ideia seja pura e
simplesmente idiota. O que estamos a pagar no caso dos outdoors, anúncios de
imprensa, mupis, anúncios de televisão etc... é a visibilidade da marca. Ora,
se a pagamos nos meios “offline”, porque é que não a pagamos nos meios
“online”?
Programas
de afiliação
Existem vários programas de afiliação
na internet. Um deles, já referido acima, é o AdSense da Google.
Os programas de afiliação são acordos,
ou contratos, onde o webmaster se compromete a colocar publicidade (banners,
Links ou blocos de anúncios) no seu site. Estes levam por sua vez, à página do
anunciante, onde é possível comprar o produto do anunciante. Caso haja uma
compra o webmaster ganha uma comissão sobre a venda. (O tal sistema CPA já
referido acima.)
Prometo esclarecer esta questão dos
programas de afiliação num outro post, dando-vos uma lista de programas de
afiliação que considero úteis e eficazes.
Patrocínios
e espaços negociados
Patrocínio nos online media
Patrocínio nos online media
Com o aumento da presença das organizações
nos online media veio também a
procura de associações no meio online. A maior parte das empresas
patrocinadoras procura estender a visibilidade que traz o patrocínio para os
media online
Os patrocínios nos media online distribuem-se,
como seria de esperar, por duas grandes áreas: desporto e cultura. Não sendo
muito diferente das formas de patrocínio “offline”.
O sistema de patrocínio na internet
funciona da seguinte forma: As organizações patrocinadas usam a sua página web
para providenciar informações para a sua audiência online. Os patrocinadores
destas organizações estão presentes nestas web pages através de mensagens que
referem o patrocínio, e através do logo da empresa/marca.
O objectivo desta estratégia é um
patrocínio corporativo por todos os canais de comunicação de media, que se
relacionam com assuntos de identidade corporativa. Os objectivos de patrocínio
nos online media são idênticos aos objectivos no meio “offline”. Sendo também
utilizados para aumentar a visibilidade, e a boa vontade para com a empresa,
para motivar os colaboradores, e para aumentar o numero de visitas para o site
da empresa.
Patrocínio
de engamenet
Se nos casos anteriores a atenção
estava focada num evento no mercado offline. Este modelo concentra-se no
patrocínio de eventos dentro das próprias empresas. como exemplo concreto vamos
tomar o caso de um museu - patrocinado por fundos de Mecenas - planeia criar ou alargar a sua presença online. o patrocinador proporciona
apoio financeiro ou apoios de outro tipo, para realizar este projecto. Isto quer dizer que o patrocinador apoia o museu offline, para que este apresente
partes das suas exposições na internet. Neste tipo de patrocínio o patrocinador
da homepage não está directamente ligado à exposição offline e o museu
providencia unicamente algumas partes da sua exposição offline, no mundo
digital.
Esta forma de patrocínio e de especial
interesse para organizações em áreas culturais ou áreas ligadas ao apoio social.
Os patrocinadores atingem o seus objectivos através da inclusão do seu logo ou
mensagem de patrocínio no website patrocinado.
Patrocínios
de eventos no mundo virtual
O evento patrocinado neste modelo existe apenas na internet. É completamente virtual. Como instrumentos de
patrocínio todos os websites podem ser utilizados. Tal como no mercado offline
as formas de conteúdo por áreas também podem ser separadas. Para mais, o chamado
patrocínio de conteúdos pode também ser realizado. Este tipo de patrocínio é bastante
similar ao patrocínio de programas na televisão.
Bibliografia:
Wertime,Kent; Fenwick, Ian: DigiMarketing: the essential guide to new media & Digital Marketing, John Wiley & Sons, 2008
Plummer, Joseph Thornton; Plummer, Joe; Advertising research foundation: The online advertising playbook: proven strategies and tested tactics from the Advertising research foundation, John Wiley & Sons, 2007
Wind, Yoram; Wind, Jerry; Mahajan,Vijay: Digital Marketing:Global strategies from the worlds leading experts, John Wiley & Sons, 2001
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Wertime,Kent; Fenwick, Ian: DigiMarketing: the essential guide to new media & Digital Marketing, John Wiley & Sons, 2008
Plummer, Joseph Thornton; Plummer, Joe; Advertising research foundation: The online advertising playbook: proven strategies and tested tactics from the Advertising research foundation, John Wiley & Sons, 2007
Wind, Yoram; Wind, Jerry; Mahajan,Vijay: Digital Marketing:Global strategies from the worlds leading experts, John Wiley & Sons, 2001
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