O SEO é um sistema de optimização de conteúdos nos motores de busca.
Os motores de busca procuram oferecer ao utilizador, a melhor experiência de pesquisa possível. Na prática, isto traduz-se numa pesquisa de conteúdos eficaz, tendo em primeiro lugar os melhores conteúdos para determinadas palavras-chave, num intervalo de tempo de pesquisa reduzido.
Os motores de busca procuram oferecer ao utilizador, a melhor experiência de pesquisa possível. Na prática, isto traduz-se numa pesquisa de conteúdos eficaz, tendo em primeiro lugar os melhores conteúdos para determinadas palavras-chave, num intervalo de tempo de pesquisa reduzido.
É esta capacidade dos motores de busca que faz com que os utilizadores
continuem a voltar ao mesmo serviço. Foram os fatores atrás referidos que
fizeram com que o Google ocupasse o lugar cimeiro dos motores de busca,
permitindo à empresa diversificar o seu negócio, com a concepção de outros
produtos Google.
Para compreender como se faz SEO necessitamos de compreender também, como funcionam os motores de busca. Tomaremos como exemplo a Google. Um motor
de busca como o Google rastreia toda a web frequentemente, à procura de novidades
e de mudanças nos websites. Neste processo o “robot” do google lê e interpreta
todo o conteúdo html de uma página. O segredo mais bem guardado dos motores de
busca é a forma como funcionam os seus algoritmos, embora já existam formas de
prever uma boa classificação num motor de busca, é quase impossível a um profissional sério de SEO garantir o primeiro lugar nos resultados de pesquisa
de um motor de busca.
Noutro artigo irei abordar a forma de funcionamento de um motor de
busca, para já vamo-nos debruçar sobre a otimização das páginas web.
Através de estratégias On-page (na própria página web) e estratégias
Off-page (fora da webpage) é possível obter uma boa classificação nos motores
de busca.
Nas estratégias On-page a grande mais valia está no conteúdo da página
web. É importante que a os conteúdos presentes na nossa webpage vão de encontro as palavras-chave que os utilizadores dos
motores de busca usam para encontrar um determinado produto ou serviço. É
também importante ter um site visualmente apelativo e funcional, pois esta
combinação irá fazer com que os internautas voltem a visualizar a nossa página.
Os comandos HTML são muito importantes para o processo de procura do
“robot” do motor de pesquisa, principalmente os meta tags <title> e os
meta tags “description”, que devem
ser coerentes com o conteúdo fornecido. Muito importante é também que o URL do
site seja “amigável”, vá de encontro ao conteúdo presente no site, e à inclusão
das palavras-chave mais utilizadas.
Otimização
On e Off
As estratégias Off-page baseiam-se na inclusão de conteúdos nossos, noutras páginas da web. A utilização de social media para divulgar a nossa
página (por nossa parte ou por terceiros), aumenta as probabilidades de nos encontrarem na web. Aumenta também o nosso índice de fiabilidade junto dos motores de busca.
Tendo conhecimento destas estratégias Off-page, muitas empresas procuram
otimizar os conteúdos, On e Off-page, para que os seus sites tenham um alto page
ranking entre os motores de busca. O “page-ranking”
de um website é um fator muito importante, pois se o motor de busca funcionar
de forma adequada, irá mostrar na SERP (Search Engine Results Page) as paginas mais relevantes para determinadas palavra chave em primeiro lugar. A importância de ficar nos lugares cimeiros
comprova-se, quando sabemos que os utilizadores de motores de busca costumam
ficar nos primeiros 10 resultados (tome-se a si mesmo
como exemplo). É portanto normal, que uma empresa aposte na optimização do seu conteúdo,
para que seja possível aos utilizadores encontrarem a sua página web através da
busca natural (ou pesquisa orgânica).
Existem várias formas de obter um page ranking alto e praticar SEO.
Existem também, no mundo do SEO, práticas consideradas boas e práticas consideradas
más. Respectivamente: white hat SEO e
Black hat SEO. Mas sobre essas
práticas falaremos noutro artigo.
Uma das formas de conseguir um alto page-ranking
é através de link building. O link
building faz-se através da associação com outras webpages ou blogs,
Conseguindo backlinks por parte de
outros web masters ou bloggers. E
claro, quanto maior for o numero de backlinks,
maior será o nosso índice de fiabilidade por parte dos motores de busca, como
já atrás foi referido.
É Por isso, que se considera tão importante a optimização de conteúdos
por palavras-chave. Através dos social
media podemos criar backlinks sem
ter de recorrer a terceiros. Redes sociais como o Facebook têm um alto page ranking, o que faz com que os backlinks para a nossa página tenham maior fiabilidade junto dos motores de
pesquisa. É importante não limitar os nossos esforços de link building a uma única rede social, devemos utilizar o máximo de social media possíveis. Especialmente os
social media de conteúdo, como o youtube e o slideshare.
Obviamente que também é muito importante obter backlinks por parte de blogs e websites fiáveis.
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