terça-feira, 3 de abril de 2012

Como fazer SEO


O SEO é um sistema de optimização de conteúdos nos motores de busca. 


Os motores de busca procuram oferecer ao utilizador, a melhor experiência de pesquisa possível. Na prática, isto traduz-se numa pesquisa de conteúdos eficaz, tendo em primeiro lugar os melhores conteúdos para determinadas palavras-chave, num intervalo de tempo de pesquisa reduzido.

É esta capacidade dos motores de busca que faz com que os utilizadores continuem a voltar ao mesmo serviço. Foram os fatores atrás referidos que fizeram com que o Google ocupasse o lugar cimeiro dos motores de busca, permitindo à empresa diversificar o seu negócio, com a concepção de outros produtos Google.

Gráfico que explica o processo de SEO

Para compreender como se faz SEO necessitamos de compreender também,  como funcionam os motores de busca. Tomaremos como exemplo a Google. Um motor de busca como o Google rastreia toda a web frequentemente, à procura de novidades e de mudanças nos websites. Neste processo o “robot” do google lê e interpreta todo o conteúdo html de uma página. O segredo mais bem guardado dos motores de busca é a forma como funcionam os seus algoritmos, embora já existam formas de prever uma boa classificação num motor de busca, é quase impossível a um profissional sério de SEO garantir o primeiro lugar nos resultados de pesquisa de um motor de busca.

Noutro artigo irei abordar a forma de funcionamento de um motor de busca, para já vamo-nos debruçar sobre a otimização das páginas web.

Através de estratégias On-page (na própria página web) e estratégias Off-page (fora da webpage) é possível obter uma boa classificação nos motores de busca.

Nas estratégias On-page a grande mais valia está no conteúdo da página web. É importante que a os conteúdos presentes na nossa webpage vão de encontro as palavras-chave que os utilizadores dos motores de busca usam para encontrar um determinado produto ou serviço. É também importante ter um site visualmente apelativo e funcional, pois esta combinação irá fazer com que os internautas voltem a visualizar a nossa página.

Os comandos HTML são muito importantes para o processo de procura do “robot” do motor de pesquisa, principalmente os meta tags <title> e os meta tags “description”, que devem ser coerentes com o conteúdo fornecido. Muito importante é também que o URL do site seja “amigável”, vá de encontro ao conteúdo presente no site, e à inclusão das palavras-chave mais utilizadas.

Otimização On e Off

As estratégias Off-page baseiam-se na inclusão de conteúdos nossos, noutras páginas da web. A utilização de social media para divulgar a nossa página (por nossa parte ou por terceiros), aumenta as probabilidades de nos encontrarem na web. Aumenta também o nosso índice de fiabilidade junto dos motores de busca.

Tendo conhecimento destas estratégias Off-page, muitas empresas procuram otimizar os conteúdos, On e Off-page, para que os seus sites tenham um alto page ranking entre os motores de busca. O “page-ranking” de um website é um fator muito importante, pois se o motor de busca funcionar de forma adequada, irá mostrar na SERP (Search Engine Results Page) as paginas mais relevantes para determinadas palavra chave em primeiro lugar. A importância de ficar nos lugares cimeiros comprova-se, quando sabemos que os utilizadores de motores de busca costumam ficar nos primeiros 10 resultados (tome-se a si mesmo como exemplo). É portanto normal, que uma empresa aposte na optimização do seu conteúdo, para que seja possível aos utilizadores encontrarem a sua página web através da busca natural (ou pesquisa orgânica).

Existem várias formas de obter um page ranking alto e praticar SEO. Existem também, no mundo do SEO, práticas consideradas boas e práticas consideradas más. Respectivamente: white hat SEO e Black hat SEO. Mas sobre essas práticas falaremos noutro artigo.

Uma das formas de conseguir um alto page-ranking é através de link building. O link building faz-se através da associação com outras webpages ou blogs, Conseguindo backlinks por parte de outros web masters ou bloggers. E claro, quanto maior for o numero de backlinks, maior será o nosso índice de fiabilidade por parte dos motores de busca, como já atrás foi referido.

Imagem de Estatégia de Link Building


É Por isso, que se considera tão importante a optimização de conteúdos por palavras-chave. Através dos social media podemos criar backlinks sem ter de recorrer a terceiros. Redes sociais como o Facebook têm um alto page ranking, o que faz com que os backlinks para a nossa página tenham maior fiabilidade junto dos motores de pesquisa. É importante não limitar os nossos esforços de link building a uma única rede social, devemos utilizar o máximo de social media possíveis. Especialmente os social media de conteúdo, como o youtube e o slideshare.

Obviamente que também é muito importante obter backlinks por parte de blogs e websites fiáveis.

Sem comentários: