sexta-feira, 27 de abril de 2012

White Hat SEO – O lado “branco” da força


No mundo do SEO predomina a terminologia Black Hat/White Hat. Esta terminologia provém dos antigos westerns a preto e branco onde era possível distinguir os “bons” dos “maus” através da cor do chapéu.

Assim como é possível distinguir os Jedis dos Sith através da cor do sabre de luz (na sua
 grande maioria).


Deixo-vos aqui algumas das "boas" práticas a efetuar na otimização on-page.


Imagem de Yoda White Hat SEO
Boas práticas de SEO para títulos de páginas

·        Descrever com precisão o conteúdo da página;
·        Crie  “title” tags únicas para cada página;
·        Use títulos breves, mas que sejam descritivos.

Boas práticas de SEO para a meta-tag “description”

·        Faça um resumo preciso do conteúdo da página;
·        Utilize descrições únicas para cada página.

Boas práticas de SEO para a estrutura de URLs

·        Usar palavras-chave nas URLs do seu site;
·        Faça com que o seu site tenha uma estrutura de directórios simples;
·        Forneça somente uma versão de URL para cada página/arquivo do site.

Boas práticas de SEO para a navegação do site

·        Tenha uma hierarquia que seja fácil de “percorrer”;
·        Utilize principalmente textos para a navegação;
·        Tenha um mapa do site em (X)HTML (uma secção do site) e uma versão em XML;
·        Considere o que acontece quando alguém suprime parte da URL de uma página;
·        Possua uma boa página de erro 404.

Boas práticas de SEO para o conteúdo de seu site

·        Escreva textos fáceis de ler;
·        Mantenha uma boa organização em torno do tema;
·        Use linguagem que seja relevante para seu público-alvo;
·        Tenha conteúdo actual e exclusivo;
·        Ofereça conteúdos exclusivos e serviços;
·        Crie conteúdo primeiramente para pessoas, não para motores de busca.

Boas práticas de SEO para textos âncora (links)

·        Escolha conteúdos descritivos;
·        Utilize textos concisos;
·        Formate os links para que se possam destiguir facilmente do texto comum;
·        Utilize estes conselhos para links internos também.

 Boas práticas de SEO para textos de títulos

·        Imagine que está a escrever uma manchete de jornal;
·        Utilize tags de títulos/subtítulos com moderação (e de forma organizada).

 Boas práticas de SEO para imagens

·        Utilize nomes dos arquivos e texto “alt” breve, mas descritivo;
·        Forneça texto alternativo (“alt”) quando usar imagens como links;
·        Utilize imagens de um diretório próprio;
·        Utilize os formatos de imagem mais comuns (JPG, GIF,  PNG e BMP).

 Boas práticas de SEO para promover o seu site

·        Escreva sobre novos conteúdos e novos serviços;
·        Lembre-se da divulgação offline do seu site;
·        Travar conhecimento como os sites de social media;
·        Aproxime-se daqueles que tratam de assuntos relacionados com o seu.

Sem comentários: