segunda-feira, 2 de maio de 2011

Marketing 3.0


O marketing 3.0 poderá ser discrito como o marketing honesto, o marketing da responsabilidade social, do tribalismo, o marketing da autenticidade. Em resumo o marketing de Terceira geração.
Alvin toffler caracteriza a civilização humana em três grandes épocas económicas. A primeira época é a da agricultura, na qual o capital mais importante é o capital agrícola (…) A segunda é a revolução industrial onde o capital mais importante eram as máquinas e as fábricas, a terceira será a era da informação, onde a mente, a informação e a velocidade a que ela viaja são necessárias para se ter sucesso. Hoje em dia caminha-mos para a quarta época onde a criatividade, a cultura, a herança genealógica e o ambiente são as principais linhas orientadoras” Kotler,Hermawan, Kartajaya, Setiawan (2009:IX).
A denominação 3.0 provém das fases da economia que Alvin tofller falava, a segunda e a terceira correspondem ao marketing 1.0 e ao marketing 2.0 correspondentemente, sendo que a era onde a criatividade, a cultura, a herança genealógica e o ambiente são as grandes linhas orientadoras será o marketing 3.0.
As principais diferenças destes tipos de marketing estão expressos no quadro abaixo:

Marketing 1.0
Centrado no produto
Marketing 2.0
Centrado no consumidor
Marketing 3.0 centrado nos valores sociais
Objectivo
Vender produto às massas
Satisfazer os consumidores
Encontrar um ponto de encontro para as necessidades emocionais e racionais dos consumidores.
Forças despoletadoras
Revolução industrial
Tecnologia de informação
Conectividade dos consumidores
Como os Marketers vêm o mercado
Mass market
Consumidores mais espertos, mass market
Pessoas em vez de segmentos
Chave para a concepção de mercado
Mercado direccionado para o produto
Diferenciação
Que emoções pode o produto despertar nas pessoas
Proposta de valor
funcional
Funcional e emocional
Funcional, emocional e racional
Interacção com consumidor
Comunicação de massa
Micro segmentação
Consumidores colaboram uns com os outros
Poder de Branding
Marketers/empresas
Marketers/consumidores
Consumidores

Kotler tem dez credos para este novo tipo de marketing:
1.       Ama os teus  clientes respeita os teus competidores
Exemplo: A chambel soup alterou a cor da sua embalagem durante a semana de cancro da mama, o que veio a aumentar a procura drasticamente.
2.       Se sensível á mudança e está preparado para a transformação
Exemplo: A transformação da wall mart de low-price para “gigante verde”.
3.       Salvaguarda o teu nome, sê claro sobre quem és.
Exemplo: a prática da body shop de compra de ingredientes naturais de regiões mais desfavorecidas do globo.
4.       Os consumidores são diferentes. Vai primeiro ter com aqueles que podem beneficiar com o que tens para oferecer.
Exemplo: O ipad da Apple não é um produto de mass market, e a Apple nunca lutou para que fosse um produto de mass market. A Apple focou-se num segmento muito particular de "early adopters" e amantes da tecnologia, o que leva a maiores margens de lucro por venda.
5.       Oferece sempre um bom produto a um preço justo.
Exemplo: A empresa target posicionou-se como sendo o retalhista que oferece grandes produtos a preços justos e por fazê-lo está a atrair mais uma classe média alta que está disposta a gastar mais dinheiro.
6.       Está sempre disponível espalha as boas noticias.
Exemplo: A Amazon.com utiliza a o seu motor de busca para encontrar directamente as páginas do produto que o consumidor procura.
A whole foods tem um “localizador” de lojas na sua página principal.
7.       Arranja clientes, fica com eles, fá-los crescer
Exemplo: A amazon.com, assim como o youtube e a craigslist fazem recomendações aos seus clientes, baseadas nas suas escolhas anteriores.
8.       Qualquer que seja o teu negócio é um negócio de serviços agora.
Exemplo: A whole foods vê o seu negócio como um serviço aos consumidores e á sociedade, tenta transformar o estilo de vida dos consumidores num estilo de vida saudável.
9.       Redefine sempre o teu negócio
Exemplo: A S.C. Johnson é conhecida por fazer negócio com fornecedores locais. Trabalha com agricultores locais para aumentar a produção.
10.   Angaria informação relevante mas usa-a de forma sábia.
Exemplo: Eli Lilly, uma empresa de fármacos está a investir mais dinheiro em R&D para desenvolver novos fármacos, ainda que isto tenha resultado num ROI menor para os investidores de Wall Street.
Vantagens da utilização de Marketing 3.0
- Maior afinidade e proximidade com o consumidor, pois este reconhece na empresa um conjunto de valores, que poderão também ser os seus.
Desvantagens na utilização de Marketing 3.0
- N/A
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Bibliografia:
Kotler,Philip; Hermawan, Kartajaya; Setiawan Iwan: Marketing 3.0: From products to customers to the Human spirit; John Wiley and Sons; 2010.

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