O marketing 3.0 poderá ser discrito como o marketing honesto, o marketing da responsabilidade social, do tribalismo, o marketing da autenticidade. Em resumo o marketing de Terceira geração.
“Alvin toffler caracteriza a civilização humana em três grandes épocas económicas. A primeira época é a da agricultura, na qual o capital mais importante é o capital agrícola (…) A segunda é a revolução industrial onde o capital mais importante eram as máquinas e as fábricas, a terceira será a era da informação, onde a mente, a informação e a velocidade a que ela viaja são necessárias para se ter sucesso. Hoje em dia caminha-mos para a quarta época onde a criatividade, a cultura, a herança genealógica e o ambiente são as principais linhas orientadoras” Kotler,Hermawan, Kartajaya, Setiawan (2009:IX).
A denominação 3.0 provém das fases da economia que Alvin tofller falava, a segunda e a terceira correspondem ao marketing 1.0 e ao marketing 2.0 correspondentemente, sendo que a era onde a criatividade, a cultura, a herança genealógica e o ambiente são as grandes linhas orientadoras será o marketing 3.0.
As principais diferenças destes tipos de marketing estão expressos no quadro abaixo:
Marketing 1.0
Centrado no produto
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Marketing 2.0
Centrado no consumidor
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Marketing 3.0 centrado nos valores sociais
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Objectivo
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Vender produto às massas
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Satisfazer os consumidores
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Encontrar um ponto de encontro para as necessidades emocionais e racionais dos consumidores.
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Forças despoletadoras
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Revolução industrial
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Tecnologia de informação
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Conectividade dos consumidores
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Como os Marketers vêm o mercado
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Mass market
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Consumidores mais espertos, mass market
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Pessoas em vez de segmentos
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Chave para a concepção de mercado
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Mercado direccionado para o produto
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Diferenciação
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Que emoções pode o produto despertar nas pessoas
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Proposta de valor
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funcional
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Funcional e emocional
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Funcional, emocional e racional
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Interacção com consumidor
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Comunicação de massa
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Micro segmentação
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Consumidores colaboram uns com os outros
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Poder de Branding
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Marketers/empresas
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Marketers/consumidores
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Consumidores
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Kotler tem dez credos para este novo tipo de marketing:
1. Ama os teus clientes respeita os teus competidores
Exemplo: A chambel soup alterou a cor da sua embalagem durante a semana de cancro da mama, o que veio a aumentar a procura drasticamente.
2. Se sensível á mudança e está preparado para a transformação
Exemplo: A transformação da wall mart de low-price para “gigante verde”.
3. Salvaguarda o teu nome, sê claro sobre quem és.
Exemplo: a prática da body shop de compra de ingredientes naturais de regiões mais desfavorecidas do globo.
4. Os consumidores são diferentes. Vai primeiro ter com aqueles que podem beneficiar com o que tens para oferecer.
Exemplo: O ipad da Apple não é um produto de mass market, e a Apple nunca lutou para que fosse um produto de mass market. A Apple focou-se num segmento muito particular de "early adopters" e amantes da tecnologia, o que leva a maiores margens de lucro por venda.
5. Oferece sempre um bom produto a um preço justo.
Exemplo: A empresa target posicionou-se como sendo o retalhista que oferece grandes produtos a preços justos e por fazê-lo está a atrair mais uma classe média alta que está disposta a gastar mais dinheiro.
6. Está sempre disponível espalha as boas noticias.
Exemplo: A Amazon.com utiliza a o seu motor de busca para encontrar directamente as páginas do produto que o consumidor procura.
A whole foods tem um “localizador” de lojas na sua página principal.
7. Arranja clientes, fica com eles, fá-los crescer
Exemplo: A amazon.com, assim como o youtube e a craigslist fazem recomendações aos seus clientes, baseadas nas suas escolhas anteriores.
8. Qualquer que seja o teu negócio é um negócio de serviços agora.
Exemplo: A whole foods vê o seu negócio como um serviço aos consumidores e á sociedade, tenta transformar o estilo de vida dos consumidores num estilo de vida saudável.
9. Redefine sempre o teu negócio
Exemplo: A S.C. Johnson é conhecida por fazer negócio com fornecedores locais. Trabalha com agricultores locais para aumentar a produção.
10. Angaria informação relevante mas usa-a de forma sábia.
Exemplo: Eli Lilly, uma empresa de fármacos está a investir mais dinheiro em R&D para desenvolver novos fármacos, ainda que isto tenha resultado num ROI menor para os investidores de Wall Street.
Vantagens da utilização de Marketing 3.0
- Maior afinidade e proximidade com o consumidor, pois este reconhece na empresa um conjunto de valores, que poderão também ser os seus.
Desvantagens na utilização de Marketing 3.0
Kotler,Philip; Hermawan, Kartajaya; Setiawan Iwan: Marketing 3.0: From products to customers to the Human spirit; John Wiley and Sons; 2010.
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