segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Branding na Internet parte I


Pareceu-me relevante falar neste @Place sobre Branding aplicado às páginas de internet. Os entendidos destas questões de branding realçam a importância da coerência de uma marca em todos os pontos de contacto (touchpoints) com o consumidor. Estes pontos de contacto vão desde os pontos físicos da marca como as lojas, até ao atendimento ao cliente por telefone, e claro, pela página de internet também.

Eu sempre entendi o branding como uma história contínua que é contada em diferentes lugares. Assim mostro-vos abaixo como David A. Aaker conta a história de uma marca na internet no livro Brand Leadership.
Segundo Aaker,” a identidade de uma marca é um conjunto de associações que o estratega de marca aspira a criar ou a manter. Estas associações implicam uma promessa aos consumidores feita pelos membros de uma organização. Porque a identidade de uma marca é utilizada para todos os esforços de Brand-Building, esta identidade deve por isso ser, profunda e rica; não é um Tagline de publicidade nem um statement de posicionamento.”

Em última análise, a identidade de uma marca deve ajudar a estabelecer uma relação entre a marca e o consumidor gerando uma proposta de valor, envolvendo funcionalidade, emoção, ou benefícios auto-expressivos ou proporcionando credibilidade para marcas endossadas. (…)

Existem doze categorias de identidade de marca, elementos organizados em quatro perspectivas - a marca como produto (dimensões do produto, atributos do produto, qualidade/valor, experiência de uso, utilizadores, país de origem), organização (atributos da organização, local VS global) pessoa (personalidade de marca, relações consumidor/marca), e símbolos (imagem visual/metáforas e herança de marca). Ainda que cada categoria tenha relevância para algumas marcas, não há nenhuma marca que tenha associações nestas doze categorias.

Podemos concluir então que uma marca precisa de uma identidade forte se quer sobreviver no meio online, visto que este é mais exigente que todos os outros meios, aqui, a interacção entre o consumidor/marca, ocorre de uma forma mais rápida, podendo as suas representações e relacionamentos ser experimentados através de diversas formas – vídeo, jogos, música, design de página – por isso mesmo, realça-se a importância da identidade de uma marca. Todos estes elementos devem ser coerentes com uma identidade previamente definida. Todos os esforços de Brand-Building devem aliás, partir desta identidade.

Como uma página na internet é o reflexo da identidade da marca online, importa saber, como passar esta identidade com sucesso.

David A. Aaker fala-nos de como funciona o modelo de brand-building na internet, segundo Aaker existem ferramentas de Brand-building na internet, nas quais constam: website, E-mail, relações públicas na Internet, conteúdos de publicidade e patrocínios, intranet, extranet.

E tudo isto será abordado no próximo post.


Branding na internet parte II


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