domingo, 26 de fevereiro de 2012

Os 8 P’s do Marketing digital Parte III



Produção – esta refere-se à produção dos pontos de contacto na Internet (touchpoints) referentes à nossa marca, não à produção de um bem de consumo, mas sim à produção dos diversos pontos de contacto com a marca. Nesta etapa produz-se o site da empresa, o hotsite, o blog, planea-se o E-mail marketing, criam-se páginas nas redes sociais e define-se todo o seu layout.

Publicação – refere-se à publicação de conteúdos nos diversos pontos de contacto com a marca. A publicação de conteúdos é necessária, não só para manter os consumidores/ clientes envolvidos com a marca, como também para manter o “page ranking” do site. É necessário produzir insite e produzir offsite. O insite refere-se ao domínio principal do Web site. É necessário ter conteúdo, não somente "publicidade" nossa “landing page”, e em todo o site em geral.

O offsite refere-se à publicação fora do nosso website, nos social media de conteúdo, como o Slideshare, Youtube, Blogs, etc…Ao publicar estes conteúdos na internet, melhoramos significativamente, as hipóteses de um consumidor/cliente nos encontrar nos motores de pesquisa por intermédio de uma pesquisa natural (são as pesquisas em que os utilizadores não clicam nos links patrocinados dos motores de busca).

Promoção – a promoção incide muito sobre os social media, pelo menos de forma gratuita. A promoção paga inclui campanhas de publicidade online nos motores de busca, através do Google AdWords, através de display ads em sites afiliados, ou mesmo em portais.
Nos dias que correm é necessário haver promoção nas redes sociais. Isto porque o consumidor digital está presente nas redes sociais, como tal é necessário ir ao encontro do consumidor. Mas também porque as redes sociais têm um “page rank” muito alto (se pesquisarem pelo nome de uma pessoa no Google, por exemplo, o mais provável é que vos apareça o perfil de Facebook dessa pessoa, ou de uma pessoa com um nome igual.) e obviamente o número de backlinks que levam à nossa página irão aumentar o nossa "fiabilidade" junto dos motores de busca (mais propriamente no Google). Colocando-o nos lugares cimeiros dos resultados de pesquisa naturais por determinadas palavras-chave.

Propagação – um dos fins da publicação e da promoção é a propagação. Com a produção de conteúdos interessantes, vem a vontade do nosso cliente/consumidor de propagar os nossos conteúdos. È neste território que vive o chamado marketing viral, é aqui que conseguimos obter publicidade gratuita (publicity). Nesta etapa devemos facilitar a propagação dos nossos conteúdos incorporando botões de partilha de redes sociais – facebook, twitter, Google + etc…Devemos facilitar a propagação e não dificultá-la. Dai a importância da incorporação dos botões de partilha junto dos nossos conteúdos.

Personalização – nesta etapa os nossos esforços nos social media devem ser analisados. Devemos ter por esta altura, uma base de dados própria, conseguida através da anterior criação de iscas digitais. É agora a altura ideal para começar a personalização através de E-mail marketing.

Precisão – chegou então ao último P. neste P é altura de analisar os resultados que obtivemos nas diversas ferramentas – Social media, E-mail Marketing, na própria página da Web. Iremos faze-lo através de instrumentos de análise como o Google Anlytics. Depois desta análise feita, é tempo de voltar ao P de pesquisa.

Contudo, não haverá ninguém melhor que o próprio autor deste método, para vos contar como o mesmo funciona.



Embora considere esta abordagem ao marketing digital muito boa, e sobretudo muito voltada para a vertente operacional do marketing digital. Existem outras abordagens que poderão ser úteis, e a partir das quais o leitor se poderá basear para criar o seu próprio plano de marketing digital. Seguem alguns exemplos abaixo, assim como os links de onde foram tirados estes esquemas.











Os Links da esquerda por ordem de entrada:



Fontes:

http://www.publiweb.com.br/metodologia-8-ps/

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Os 8p's do Marketing Digital 


Os 8p's do Marketing digital Parte II 




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