Produção – esta refere-se à produção dos
pontos de contacto na Internet (touchpoints) referentes à nossa marca, não à
produção de um bem de consumo, mas sim à produção dos diversos pontos de contacto
com a marca. Nesta etapa produz-se o site da empresa, o hotsite, o blog,
planea-se o E-mail marketing, criam-se páginas nas redes sociais e define-se
todo o seu layout.
Publicação – refere-se à publicação de conteúdos
nos diversos pontos de contacto com a marca. A publicação de conteúdos é
necessária, não só para manter os consumidores/ clientes envolvidos com a
marca, como também para manter o “page ranking” do site. É necessário
produzir insite e produzir offsite. O insite refere-se ao domínio
principal do Web site. É necessário ter conteúdo, não somente "publicidade" nossa “landing page”, e em todo o site em
geral.
O offsite refere-se à publicação fora
do nosso website, nos social media de conteúdo, como o Slideshare, Youtube, Blogs, etc…Ao publicar estes conteúdos na
internet, melhoramos significativamente, as hipóteses de um consumidor/cliente
nos encontrar nos motores de pesquisa por intermédio de uma pesquisa natural
(são as pesquisas em que os utilizadores não clicam nos links patrocinados dos motores de busca).
Promoção – a promoção incide muito sobre os social media, pelo menos de forma
gratuita. A promoção paga inclui campanhas de publicidade online nos motores de
busca, através do Google AdWords, através de display ads em sites afiliados, ou
mesmo em portais.
Nos dias que correm é necessário haver
promoção nas redes sociais. Isto porque o consumidor digital está presente nas
redes sociais, como tal é necessário ir ao encontro do consumidor. Mas também porque as redes sociais têm um “page rank” muito alto
(se pesquisarem pelo nome de uma pessoa no Google, por exemplo, o mais provável
é que vos apareça o perfil de Facebook dessa pessoa, ou de uma pessoa com um
nome igual.) e obviamente o número de backlinks que levam à nossa página irão
aumentar o nossa "fiabilidade" junto dos motores de busca (mais propriamente no Google). Colocando-o nos lugares
cimeiros dos resultados de pesquisa naturais por determinadas palavras-chave.
Propagação – um dos fins da publicação e da
promoção é a propagação. Com a produção de conteúdos interessantes, vem a
vontade do nosso cliente/consumidor de propagar os nossos conteúdos. È neste
território que vive o chamado marketing viral, é aqui que conseguimos obter
publicidade gratuita (publicity). Nesta etapa devemos facilitar a propagação
dos nossos conteúdos incorporando botões de partilha de redes sociais –
facebook, twitter, Google + etc…Devemos facilitar a propagação e não
dificultá-la. Dai a importância da incorporação dos botões de partilha junto
dos nossos conteúdos.
Personalização – nesta etapa os nossos
esforços nos social media devem ser analisados. Devemos ter por esta altura, uma
base de dados própria, conseguida através da anterior criação de iscas digitais.
É agora a altura ideal para começar a personalização através de E-mail
marketing.
Precisão – chegou então ao último P. neste P é
altura de analisar os resultados que obtivemos nas diversas ferramentas –
Social media, E-mail Marketing, na própria página da Web. Iremos faze-lo
através de instrumentos de análise como o Google Anlytics. Depois desta análise
feita, é tempo de voltar ao P de pesquisa.
Contudo, não
haverá ninguém melhor que o próprio autor deste método, para vos contar como o
mesmo funciona.
Embora
considere esta abordagem ao marketing digital muito boa, e sobretudo muito
voltada para a vertente operacional do marketing digital. Existem outras abordagens que poderão ser úteis, e a partir das quais o leitor se poderá
basear para criar o seu próprio plano de marketing digital. Seguem alguns exemplos
abaixo, assim como os links de onde foram tirados estes esquemas.
Os Links da esquerda por ordem de entrada:
Fontes:
Os 8p's do Marketing digital Parte II
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