domingo, 26 de fevereiro de 2012

Os 8 P´s do Marketing digital Parte II – Uma versão operacional


Do outro lado do atlântico chega-nos uma perspectiva mais operacional dos 8 p’s do marketing digital. Esta perspectiva fica a cargo do director da Publiweb, Conrado Adolpho. Este método não se limita a acrescentar P’s ao já tradicional marketing mix de produtos. Em vez disso substitui-os quase por inteiro, o único que se mantém “intacto” é o P de promoção.

Embora eu considere estes 8 p’s do marketing um excelente modelo operacional, acredito que não substituem (nem creio que seja essa a intenção dos autores, uma vez que este método procura formar consultores de marketing digital) os p’s do marketing de produtos e/ou os 7 p’s do marketing de serviços caso estejamos a vender um serviço.

Estes 8 p’s do marketing digital são para ser utilizados a posteriori de um bom mix de marketing de produtos e/ou serviços. E portanto nunca em caso algum devem substituir na totalidade estes, a não ser em que aquilo que tenhamos como “produto” ou “serviço” seja informação e articulemos estas estratégias com outras formas de obter rendimentos no mundo digital. Sem mais demoras passo então para a descrição destes 8 p’s.

Pesquisa – irá incidir sobre os hábitos do usuário online, saber exactamente o que é que o consumidor/cliente pesquisa nos motores de busca, e quais as palavras-chave que utiliza. Para desta forma poder traçar um prefil do público-alvo. Por outras palavras: fazer uma segmentação psicógrafica – por estilos de vida – para conseguir fazer aquilo que é conhecido no mundo da publicidade como profilling. Ex: A Maria vive na baixa de Lisboa, sai à noite no bairro alto, tem como hobbies a leitura e o yoga, é vegetariana e estuda belas artes. E a partir dai, tentar prever quais as palavras-chave que a Maria vai utilizar num motor de busca, para encontrar um restaurante vegetariano em Lisboa por exemplo.
Esta primeira etapa também inclui a monitorização dos social media, que nos vai permitir ter uma ideia do que se diz da nossa marca.

Planeamento – Esta etapa refere-se ao planeamento de marketing digital para o negócio, depois de averiguadas as necessidades do consumidor/cliente digital, e a forma como procura responder às mesmas nos motores de busca, é necessário ter uma visão integrada destes 8 p’s e produzir um documento que trace etapas concretas.



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