Do outro lado do atlântico chega-nos
uma perspectiva mais operacional dos 8 p’s do marketing digital. Esta
perspectiva fica a cargo do director da Publiweb,
Conrado Adolpho. Este método não se limita a acrescentar P’s ao já tradicional
marketing mix de produtos. Em vez disso substitui-os quase por inteiro, o único
que se mantém “intacto” é o P de promoção.
Embora eu considere estes 8 p’s do
marketing um excelente modelo operacional, acredito que não substituem (nem
creio que seja essa a intenção dos autores, uma vez que este método procura
formar consultores de marketing digital) os p’s do marketing de produtos e/ou
os 7 p’s do marketing de serviços caso estejamos a vender um serviço.
Estes 8 p’s do marketing digital são
para ser utilizados a posteriori de
um bom mix de marketing de produtos e/ou serviços. E portanto nunca em caso
algum devem substituir na totalidade estes, a não ser em que aquilo que
tenhamos como “produto” ou “serviço” seja informação e articulemos estas
estratégias com outras formas de obter rendimentos no mundo digital. Sem mais
demoras passo então para a descrição destes 8 p’s.
Pesquisa
– irá incidir sobre
os hábitos do usuário online, saber exactamente o que é que o
consumidor/cliente pesquisa nos motores de busca, e quais as palavras-chave que
utiliza. Para desta forma poder traçar um prefil do público-alvo. Por outras
palavras: fazer uma segmentação psicógrafica – por estilos de vida – para conseguir fazer aquilo que é conhecido no mundo da publicidade como profilling. Ex: A Maria vive na baixa de Lisboa, sai à noite no
bairro alto, tem como hobbies a leitura e o yoga, é vegetariana e estuda belas
artes. E a partir dai, tentar prever quais as palavras-chave que a Maria vai
utilizar num motor de busca, para encontrar um restaurante vegetariano em Lisboa
por exemplo.
Esta primeira etapa também inclui a
monitorização dos social media, que nos vai permitir ter uma ideia do que se diz
da nossa marca.
Planeamento – Esta etapa refere-se ao planeamento
de marketing digital para o negócio, depois de averiguadas as necessidades do
consumidor/cliente digital, e a forma como procura responder às mesmas nos
motores de busca, é necessário ter uma visão integrada destes 8 p’s e produzir
um documento que trace etapas concretas.
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