sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Os 8 P's do Marketing Digital


O crescimento do marketing online como disciplina de estudo tem levado a que diversos autores considerem a hipótese de incluir mais p’s, no tradicional marketing mix. Estes P’s, devem ir ao encontro de variáveis como o ambiente digital e o comportamento do consumidor online.
(Fiz algumas modificações ao texto original escrito pelo Dr. Paulo Morais no Blog Marketing Portugal, a quem devo agradecer, por me ter providenciado apontamentos para escrever este post.)
Esta abordagem incorpora os 4 p’s tradicionais – Product, Price, Promotion, Place – com 4 novos P’s.


Personalization – as marcas terão de passar para o meio online muitas das coisas que fazem no meio offline. O atendimento personalizado, as recomendações do género “se gostou deste, então talvez queira experimentar aquele.” Terão de passar a constar também no meio online. Em resumo, o customer relatioship management deverá ser levado para a internet (ECRM). Os social media são uma óptima forma de estabelecer estes relacionamentos (sim, não basta ter página de facebook, e esperar que como por magia, apareçam lá clientes) mas não são a única forma de estabelecer esta relação, o velhinho e-mail continua a oferecer excelentes hipótese de personalização de mensagens. E é no âmbito deste ECRM que chegamos ao próximo p;

Participation – A comunicação não deve ser unilateral. As sugestões dos consumidores têm que ser tomadas em conta. Afinal de contas é a eles que iremos vender o nosso produto ou serviço. Por isso, a criação de espaços onde possam ser discutidos a marca, e os seus produtos ou serviços são essenciais. Premiar a participação e desenvolver espaços para que o consumidor se possa sentir integrado, faz com que o consumidor crie uma ligação emocional à marca, tornando-se por isso menos sensível ao preço de outras marcas.


Peer-to-Peer – se uma das mais-valias do meio online é o “boca-a-boca”/”passa-palavra” ou “Word-of-mouth”, é importante que as marcas facilitem e promovam esse comportamento. É por isso importante ganhar a confiança do consumidor, facilitando a partilha de informação para a sua rede online. (Word-of-Mouse) Para facilitar a partilha de  informação devemos incluir botões de "share" na nossa webpage, copiar e colar uma URL, é um trabalho a que muitos internautas não estão dispostos nos dias de hoje. O que importa agora é socializar a mensagem.

Predictive modeling – As marcas devem aprender com os seus consumidores online. Através da monitorização das suas preferências e através de estudos de mercado, poderemos antecipar novas tendências de consumo, e conseguir novos “insights”, para melhorar processos, produtos ou estratégias. Marcas de sucesso como a Starbucks, Unisys, KLM e a Dell, adaptam as suas estratégias e produtos para incluir as preferências dos consumidores, muitas delas veiculadas através de plataformas especiais, criadas para discutir a marca. A Dell por exemplo, tem um centro de monitorização de social media que observa cerca de 22.000 tópicos relacionados com a Dell.
Obviamente toda esta monitorização preferências dos nossos consumidores deve estar intrinsecamente ligada a um código de ética que também respeite a sua privacidade.

Esperem pelos próximos posts para diferentes abordagens a estes 8p’s do Marketing digital.

Fontes:  
    
Marketing Portugal

The space between@&www
http://briansolis.posterous.com/infographic-5-companies-that-are-rocking-soci

Bibliografia:
Coto, Manuel Alonso: El Plan de Marketing Digital: Blended Marketing como integración de acciones on y offline, Prentice Hall, 2008

8 p's do Marketing Digital parte II



Sem comentários: