terça-feira, 6 de março de 2012

A história de uma inglesa e de um Mercedes, presos no Google Street view


. A Mercedez-benz lançou no verão do ano passado, uma campanha de publicdade online no Reino Unido intitulada de “Escape the map”. Esta campanha teve a duração de quatro semanas e era dirigida ao público jovem. A campanha em questão, tem como protagonista uma personagem feminina de nome Marie, que se encontra presa no Sreet view do Google Maps, ao volante de um Mercedes­-Benz C63 AMG Coupe.

O filme/Advergame de quatro minutos, oferece aos utilizadores a hipótese de ir ao site da campanha e ajudar a pobre rapariga a escapar deste street view, completando para isso, uma serie de desafios interactivos. Se os utilizadores não a ajudarem, a cara da Marie vai continuar desfocada, de forma similar ao que acontece no Google street view.

As fronteiras entre o mundo real e o mundo da fictício estão também desfocadas nesta campanha. É pedido aos internautas que insiram o seu número de telefone no telemóvel da Marie, para que possam receber um telefonema da personagem ficcional a agradecer pela ajuda prestada. Depois de terem aderido a esta campanha os participantes poderão participar num concurso, cujo prémio é um Mercedes C-Class Coupe.

Para promover esta campanha foi lançado um anúncio televisivo durante o programa X-factor. A campanha também tinha suportes de imprensa, outdoor e de social media.  Estava também presente na “cover wrap” do jornal gratuito metro. A Marie tinha também a sua própria conta no Twitter @girlinthemap, onde o ultimo twett  foi este:

“Thank you SO much! Every single 1 of you who braved The Map helped me, although only 1 of you will #win a #MercedesBenz...this time...”

O “cover wrap” do jornal Metro do Reino Unido utiliza uma aplicação chamada Blippar, a aplicação grátis de realidade aumentada, que tem uma lente “mágica” para smartphone,  esta lente “explica” ao utilizador o que está acontecer num mundo das marcas online. Quando o utilizador utiliza o blippar para visualizar a “cover wrap” do jornal, aparecia de imediato a Marie em versão 3d a explicar como tinha ficado presa no mundo do street view. 

O blippar funciona de forma muito parecida a um QR code. Contudo, o blippar não só converte um código numa url, como também cria um universo 3d mediante o qual é possível aceder à campanha.

Para saberem mais sobre esta aplicação poderão visitar o site da Blippar.
Se instalarem esta aplicação para smartphone podem experimentá-la no facebook da blippar

Definição de publicidade online

Sem comentários: